
Esse fragmento pertence ao primeiro texto escrito no Brasil:a carta, Pero Vaz de Caminha,escrivão-morda esquadra liderada por Cabral quando do descobrimento oficial do Brasil,em 1500.
Essa carta e muitos outros textos em forma de cartas de viagem,diários de navegação e tratados descritivos formam a chamada LITERATURA DE INFORMAÇÃO OU DE EXPANSÃO,cultivada em Portugal á época das grandes navegações.A finalidade desses textos,escritos em prosa,era narrar e descrever as viagens e os primeiros contatos com a terra brasileira e seus nativos,informando tudo o que pudesse interessar aos governantes portugueses.
Os escritores que produziram a literatura de informação nao revelam nenhum sentimento de apego á terra conquistada, concebida como uma espécie de extensão da metrópole,um ''Portugal nos trópicos''.
Oswald de Andrade,por exemplo,escritor brasileiro do século XX,criou um movimento intitulado Poesia Pau-Brasil,em boa parte inspirado nesse Brasil cabralino descrito pelos cronistas e viajantes do século XVI.No poema a seguir,por exemplo, o escritor reproduz um fagmento da CARTA de CAMINHA:
a descoberta
Seguimos nosso caminho por este mar longo
Áte a oitava da Páscoa
Topamos aves
E houvemos vista de terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário